Aquário com moderação

Ir em baixo

Aquário com moderação

Mensagem  Admin em Seg Ago 13, 2012 7:34 pm

A harmonia se conquista com uma montagem equilibrada.

É comum ouvirmos que o Betta é um peixe agressivo e, por isso, não deve ser matido com outros peixes. Não é verdade. O Betta, em geral é pacato e come pouco, a ponto de nunca entrar em disputas por comida ou território. Como se explica então os outros nomes para o mesmo peixe: Peixe de Briga ou Combatente

Siamês? Estes nomes não são por acaso. Colocados no mesmo ambiente com outro Betta macho eles começarão um combate que só terminará com a morte do oponente. Isso não é um comportamento beligerante generalizado. É apenas um instinto reprodutivo, em que machos mais fortes e aptos gerarão descendentes melhores e, a espécie garante a sua evolução. O mesmo peixe se transforma em um pai atento e cuidadoso com o ninho e seus filhotes. Pronto, então podemos colocar o Betta em um aquário com peixes variados? A resposta é não! A essa altura vocês já devem estar pensando que eu estou louco... Este exemplo ilustra o quanto é importante escolher corretamente as espécies que devemos colocar em um aquário comunitário. A sociabilidade é primordial para o sucesso. Devemos levar em consideração também:

1º) Ambiente: Quando montamos um aquário devemos simular um ambiente aquático previamente escolhido. Por exemplo, Amazônico. Neste caso a nossa escolha fica restrita aos peixes que sejam compatíveis com esse sistema (Tetras, Discos, Cascudos, etc...). O resultado será peixes mais saudáveis num cenário bonito e correto. Ao colocar uma carpinha ou um ciclídeo africano no ambiente, causaríamos problema e desconforto para todos.

2º) Tamanho: Não devemos escolher peixes que não caibam no nosso aquário. Peixes estressados são briguentos. Além disso, devemos observar a diferença de tamanho entre os peixes, evitando a predação dos menores pelos maiores. A maioria dos peixes é onívora, come de tudo e tem hábitos predadores para com os menores. Então, esta é uma regra importante a ser seguida. Na edição anterior, falamos sobre ambiente, tamanho e sobre a escolha correta das espécies para um aquário comunitário, visando a sociabilidade e o sucesso da convivência entre eles. Agora, falaremos de outros fatores:

3º) Comportamento – Devemos levar em consideração os hábitos normais dos nossos companheiros. Peixes nervosos imporão o seu humor aos restantes, os territoriais também. Imaginem um peixe essencialmente vegetariano em um aquário plantado; em pouco tempo as caras e maravilhosas plantas virariam comidas. Também em um aquário fartamente decorado e com peixes que adoram fuçar e revirar o fundo não sobraria nada em pé, causando o caos para as outras espécies. Existem também peixes ariscos que pulam fora de aquários destampados; tímidos que vivem escondidos; os de hábitos noturnos e os potencialmente agressivos e territoriais e, por fim, aqueles que necessitam de uma atenção redobrada com relação à sua dieta. Ou seja, peixes mais delicados devem ser mantidos em ambientes especiais.

4º) Características – Juntando tudo o que foi dito, chegamos às características físicas do animal. Uma regra básica é admitir que tudo o que couber na boca de um peixe é comida, então a probabilidade de um peixe com boca grande ser o predador de peixes menores é quase certa. Nadadeiras compridas e espalhafatosas são atrativas iscas para que os outros abocanhem pequenos pedaços de refeição.

Peixes lentos e bonachões não conseguirão competir por alimento. Um número muito elevado de peixes com características parecidas estabelecerá uma competição muito mais forte por eles compartilharem das mesmas necessidades.

E, por último, a questão populacional. Aquários superlotados não contribuem em nada para a sociabilidade entre as espécies. Muitas vezes, podemos reduzir a agressividade apenas diminuindo a população daquele ambiente. Por isso é que não devemos pôr o Betta com outros peixes, pois ele perderia a competição facilmente, além de se tornar uma potencial fonte de alimento para aqueles que vêem nas suas longas nadadeiras uma maneira fácil de obter alimento. Façamos um aquarismo de qualidade. Assim teremos muito sucesso no hobby.

Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37
Localização : Porto Alegre, Brasil

Ver perfil do usuário http://aquafauna.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum