Espécies Asiáticas

Ir em baixo

Espécies Asiáticas

Mensagem  Admin em Ter Ago 14, 2012 4:00 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Etroplus maculatus

Biótopo:
Ásia e Madagascar - Asiáticos

Distribuição Geográfica / População:
Ocorre na Índia e no Sri Lanka

Características da água:
Temperatura: entre os 20 e os 28 graus
pH: > 8
dH: > 10

Alimentação:
Espécie omnívora que no seu habitat natural se alimenta de pequenos crustáceos, alevins de outras espécies e matéria vegetal. Em aquário comem também qualquer tipo de alimento desde os comuns flocos e granulados à comida congelada que comem com bastante agrado. Plantas mais tenras podem também ser mordiscadas.

Dimorfismo Sexual:
Não existem diferenças notórias entre os sexos pelo que é uma espécie complicada de sexar. Eventualmente existem descrições que atribuem aos machos uma cor mais forte assim como um tamanho ligeiramente maior.

Tamanho Máximo:
Raramente ultrapassam os 8 cms.

Comportamento:
Espécie extremamente pacifica que pode ser mantida em aquários comunitários mesmo com peixes de pequeno porte. Gostam de se deslocar em cardume embora possam formar casais. Habitam por norma o terço inferior do aquário passando o dia a “picar” o solo em busca de pequenos pedaços de comida. São bastante curiosos e desinibidos depois de devidamente adaptados ao aquário. Dado o seu temperamento calmo não devem ser mantidos com outras espécies de ciclideos. Requerem algumas zonas onde se possam refugiar quando se sentem ameaçados assim como alguma vegetação natural.

Reprodução:
Formam casal que coopera activamente na defesa da prole. Nesta fase e como é normal tornam-se mais agressivos nunca atingindo patamares extremos. Os alevins eclodem passados 4 a 6 dias da postura ter sido efectuada sendo depois guardados atentamente pelos pais.

Tamanho mínimo do aquário:
Um aquário de 80 cms pode abrigar um pequeno grupo ou um casal.

Outras Informações:
Peixes extremamente sensíveis a mudanças bruscas na temperatura e que facilmente são atacados pelo Ictio o que requer bastante atenção quanto a este capitulo. Dado que no seu habitat natural habitam zonas de água salobra a adição de sal no aquário é também uma mais valia para o seu bem estar devendo ser usado um buffer caseiro (indicado na secção de artigos na área DIY) ou comercial.
Esta espécie encontra-se no hobbie desde há muitos anos sendo que com o passar do tempo acabou por ficar um pouco esquecida.
Hoje em dia é complicado encontra-la nas listas de importação mesmo nas lojas da especialidade pelo que, caso os encontre nalguma loja, se tiver as condições indicadas para os manter e goste da espécie não deverá hesitar visto que nunca se sabe quando poderá voltar a ter acesso novamente a tão fascinantes ciclideos.

Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37
Localização : Porto Alegre, Brasil

Ver perfil do usuário http://aquafauna.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum